terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O que é o projecto «Voz dos Imigrantes»??

O projecto «Voice of Migrants (MOVE) tem como principal objectivo promover o diálogo intercultural e facilitar a inclusão social de jovens emigrantes residentes na Europa e oriundos de países não pertencentes à União Europeia, através do desenvolvimento de várias actividades e da criação de ferramentas concretas e inovadoras de comunicação. Destas, destacam-se publicações em papel, produções multimédia e um portal na Internet. Será ainda publicada uma revista, cujo número 0 será impresso, que depois será divulgada no portal da Internet.

A 3pontos em conjunto com as outras associações, trabalharam seguindo caminhos temáticos (mobilidade, trabalho/educação, participação, cidadania, culturas) e focalizaram-se em actividades divididas em três áreas principais: «Leis e direitos», «Meios de comunicação e Jornalismo» e «Cultura e Sociedade»

Divulgar histórias e episódios de vida dos imigrantes, com o objectivo de entender o seu «background» social em termos culturais, a motivação da sua migração, as suas necessidades no dia-a-dia, e perceber ainda as influências existentes entre as culturas de origem e as culturas do país para onde migraram foram os principais objectivos deste projecto.

A feira do 31 junta-se a este projecto com o tema «Voz dos Imigrantes», num evento em que os protagonistas são as culturas imigrantes em Portugal. Gastronomia, Dança, Artesanato, Música do Mundo e muita Animação...